top of page
Mariana Passos

Psicoterapia On-line: qual é a diferença?

Que a Psicoterapia On-line funciona não há dúvidas, a sua eficácia é comprovada através de estudos científicos, especialmente revisões sistemáticas e meta-análise, estudos de maior rigor científico. Desde 2018 a prática é autorizada pelo Conselho Federal de Psicologia e, desde a pandemia, diversos estudos vem sendo realizados nas mais diversas abordagens de psicoterapia, a partir da pandemia do coronavírus.


No entanto, existem algumas particularidades que precisam ser destacadas para aquelas que pretendem aderir à essa modalidade. A terapia on-line se caracteriza por sessões de atendimento psicológico que são realizadas através da internet por meio de plataformas de vídeo chamada. Em termos psicoterapêuticos e emocionais, a terapia on-line e a terapia presencial tem a mesma  proposta: dar suporte emocional e acolher as demandas de pessoas que buscam atendimento psicológico. O que marca a eficácia ou não de um processo terapêutico é:

  • a formação continuada da psicóloga

  • o pontualidade e a frequência da paciente nas sessões

  • o vínculo entre a paciente e a terapeuta


Esses principais aspectos não são prejudicados em nada pelo atendimento virtual.



mulher negra conversando de forma expressiva com alguém através do computador


Por outro lado, especialmente quando se trata de uma abordagem corporal - como é o caso da Psicoterapia Reichiana - que tem como diferencial a leitura corporal e os exercícios corporais (em paralelo à troca verbal), é de se imaginar se não haveria algum tipo de prejuízo nessa modalidade. No entanto, desde 2020, nós terapeutas reichianos estamos nos adaptando e criando novas formas de realizar o nosso trabalho em condições remotas.


Atualmente, temos adaptações para todas as mobilizações utilizadas em consultório, de modo que a partir do nosso comando, é totalmente possível que o paciente execute os exercícios por conta própria, até mesmo porque não há necessidade de toque físico em nenhum deles.


Existem questões práticas que precisam ser cumpridas para que experiência do atendimento remoto seja semelhante àquela proporcionada em um consultório seguro e confortável. Para que a paciente tenha a melhor experiência possível, é necessário que esteja:

  • conectada à uma internet rápida e estável

  • utilizando uma plataforma de videoconferência confiável

  • de preferência utilizando um laptop ou computador de mesa (não é recomendado o uso de celular)

  • sempre sozinha em um ambiente isolado acusticamente e utilizando fones de ouvido

  • online pelo menos 5 minutos antes do horário combinado, de modo que possa ir se preparando para a sessão - essa é uma forma compensar o tempo de deslocamento que, na modalidade presencial, serve como forma de preparação psicológica para melhor aproveitamento da sessão

Esse último ponto é, na minha opinião, um dos mais cruciais e um dos menos falados também. De certa forma, os momentos entre sessões são os mais importantes para o processo terapêutico; é nesses intervalos que aquilo que foi trabalhado anteriormente pode se "assentar" e muitos insights podem surgir. Esse envolvimento é muito importante para que o paciente obtenha os melhores resultados do seu processo; a psicoterapia não é conduzida apenas pelo profissional; trata-se de um trabalho em parceria e não tem como ser diferente.


Por isso, você que vai iniciar ou já iniciou um atendimento psicológico on-line deve se empenhar para criar um ambiente favorável pré e pós sessão, de modo que possa aproveitar melhor os benefícios da terapia. Mantenha as pessoas à sua volta informadas e busque se preparar retomando os assuntos já trabalhados em sessões anteriores ou relembrando situações que aconteceram durante a semana anterior e que você gostaria de trabalhar na sessão. Assim, você e seu terapeuta irão mais longe e mais rápido.


Espero ter ajudado, um abraço!

Mariana S_edited.jpg

Psicóloga e Psicoterapeuta Mariana Silva Passos CRP 05/45895

bottom of page